Japão pedirá à C. do Norte para investigar possível sequestro de japoneses

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2014 03h32

Tóquio, 15 jun (EFE).- O governo japonês pedirá ao norte-coreanos que averigue o possível sequestro pelo regime dos Kim de 77 cidadãos japoneses em uma próxima reunião que poderia acontecer no final deste mês na China.

Tóquio exigirá prioridade a Pyongyang na hora de indagar sobre o paradeiro destas pessoas, para as quais não descarta que fossem sequestradas, e também sobre as outras 12 que o Japão reconhece oficialmente como abduzidas pelo regime norte-coreano e que não retornaram , informou hoje a agência “Kyodo”.

Tóquio sustenta que entre 1977 e 1983 pelo menos 17 japoneses foram sequestrados pela Coreia do Norte para dar lições de cultura e idioma em seus programas de treinamento de espiões.

Até o momento, só cinco deles puderam retornar a seu país e até agora Pyongyang assegurou que o resto morreu ou que nem sequer pisou nunca solo norte-coreano, uma versão da qual desconfiou o Executivo japonês.

Ambos os países acertaram em maio que Pyongyang tentaria resolver o assunto dos sequestros e que Tóquio rebaixaria as sanções unilaterais – como restrições à viagem e ao envio de remessas – que mantém sobre a Coreia do Norte sempre que as conclusões da investigação forem satisfatórias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.