Japão retira todo combustível nuclear de outra usina afetada de Fukushima
Tóquio, 25 mar (EFE).- A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi retirou todo o combustível de outra planta próxima afetada pelo terremoto e o tsunami de 2011 e cujo futuro ainda será determinado.
A companhia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) completou a retirada das 2.500 barras de combustível nuclear que havia nos reatores 1, 2, 3 e 4 da usina de Fukushima Daini, segundo informou nesta quarta-feira a agência local “Kyodo”.
As barras de combustível se encontram agora em piscinas localizadas dentro dos reatores e destinadas a sua refrigeração e armazenamento seguro, onde permanecerão até que sejam transferidas mais adiante a um cemitério nuclear.
Fukushima Daini está localizada a 12 quilômetros da planta de Daiichi e, da mesma forma que esta, foi afetada pelo terremoto e tsunami de março de 2011, embora em seu caso os operários tenham conseguido levá-la à “parada fria” poucos dias depois.
Enquanto Fukushima Daiichi está em processo de desmantelamento, a TEPCO mantém Fukushima Daini paralisada e ainda não esclareceu seus planos para esta central, apesar de o governo local reivindicar que esta usina seja também desmantelada.
Até o momento, a TEPCO assinalou que levará em conta as necessidades energéticas do país e a opinião da comunidade que vive em torno desta usina antes de tomar uma decisão definitiva sobre o futuro da Fukushima Daini.
Por causa do acidente nuclear de Fukushima, o pior desde o de Chernobyl (Ucrânia) em 1986, o Japão mantém desligados seus 48 reatores nucleares, embora o governo impulsione a reativação daqueles que cumpram os novos requisitos de segurança da Autoridade de Regulação Nuclear (NRA). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.