Japão suspende alerta de tsunami após terremoto do Chile
Tóquio, 18 set (EFE).- O Japão suspendeu nesta sexta-feira o alerta de tsunami para o litoral leste do país ativado por causa das ondas geradas pelo terremoto de magnitude 8,4 que sacudiu o Chile na quinta-feira e que chegou ao outro lado do Pacífico.
No entanto, a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) advertiu que podem ocorrer novas elevações da maré no litoral do Pacífico, por isso pediu precaução para quem realiza atividades no mar e no litoral, conforme foi divulgado pela emissora pública “NHK”.
A JMA ativou na madrugada de hoje o alerta amarelo, o primeiro de três níveis que indica a possível chegada de ondas de até um metro de altura.
O tsunami foi sentido com maior força no porto de Kuji, na província de Iwate, no nordeste do país, onde foram registradas ondas de até 80 centímetros de altura, segundo dados da JMA.
Além disso, em muitos pontos do litoral japonês foram detectados tsunamis com entre 40 centímetros e 10 centímetros.
Na cidade litorânea de Futaba, onde fica a acidentada usina nuclear de Fukushima, as ondas alcançaram 12 centímetros, segundo dados da agência reguladora nuclear do país, que, no entanto, não relatou nenhum incidente nas instalações atômicas.
Além disso, houve uma pequena elevação da maré na baía de Tóquio, o que causou o cancelamento de várias viagens de barcas nos portos da capital. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.