Japão suspende ordem de evacuação em áreas próximas a vulcão

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2015 08h18

Tóquio, 22 ago (EFE).- As autoridades de Kagoshima, no sudoeste do Japão, suspenderam neste sábado a ordem de evacuação decretada nas áreas próximas ao monte Sakurajima depois que um comitê respaldado pelo Executivo determinou que o risco de uma forte erupção diminuiu.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA), no entanto, decidiu manter o nível de alerta 4 – de uma escala de 5 – no vulcão de 1.117 metros de altura, que sugere que os residentes permaneçam preparados para sair rapidamente do local.

A JMA elevou o alerta no dia 15 de agosto, há exatamente uma semana, perante o forte aumento de terremotos vulcânicos, o que obrigou a evacuação de 70 pessoas que residem nos pequenos municípios de Arimura e Furusato, a cerca de três quilômetros de duas crateras.

A agência japonesa alegou que, apesar de a atividade sísmica ter se reduzido progressivamente desde sábado passado, quando se registraram mais de mil movimentos tectônicos, é necessário manter a vigilância perante possíveis mudanças.

O Sakurajima registrou duas erupções de baixa intensidade nos últimos sete dias, uma na quarta-feira e a mais recente ontem.

O Japão está situado no denominado anel de fogo do Pacífico e tem 110 vulcões ativos em seu território. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.