Japão suspende ordem de evacuação em outro município próximo de Fukushima

  • Por Agencia EFE
  • 05/09/2015 12h39

Tóquio, 5 set (EFE).- O Japão suspendeu neste sábado a ordem de evacuação da cidade de Naraha, cujo terreno se encontra em sua maioria dentro do raio de 20 quilômetros em torno da usina nuclear de Fukushima no qual se proibiu o acesso após o acidente de 2011.

Naraha é o terceiro município no qual se revoga a medida de segurança, e se trata da primeira vez que o governo japonês a suspende em uma cidade cuja população inteira recebeu a ordem de sair.

Apesar da suspensão da ordem não está claro se os residentes voltarão a seus lares.

Permanecem evacuados os cerca de 7.400 habitantes de Naraha, onde a exposição à radiação anual pode ser de até 20 milisieverts, muito acima do limite de exposição de um milisievert recomendado pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica.

Desde o último mês de abril já se podia entrar na cidade e pernoitar alguns dias, no entanto, até segunda-feira apenas 10% dos residentes tinha solicitado essas permissões.

Após a suspensão da ordem de evacuação em Naraha, e a de Kawauchi em outubro de 2014 e Tamura em abril do mesmo ano, são nove os municípios de Fukushima nos quais permanecem vigentes estas medidas de segurança.

O governo do Japão planeja suspender as ordens de evacuação sobre as áreas com níveis relativamente baixos de radiação até o final de março de 2017. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.