Japonês Koichi Wakata assume comando da Estação Espacial Internacional
Tóquio, 10 mar (EFE).- O astronauta japonês Koichi Wakata assumiu nesta segunda-feira o comando da Estação Espacial Internacional (ISS), cargo que era ocupado pelo russo Oleg Kotov, informou a Agência Japonesa de exploração Aeroespacial (JAXA).
Wakata, de 50 anos, é o 39º comandante da ISS e primeiro japonês a ocupar este posto, e liderará a estação até 14 de maio, quando deve retornar à Terra em um foguete Soyuz, acrescentou a JAXA em comunicado.
A maioria dos comandantes anteriores eram dos Estados Unidos e da Rússia, países que lideram o projeto da ISS, com exceção de um canadense e um belga.
A principal responsabilidade do cargo é zelar pela segurança dos seis membros da tripulação em caso de incidentes como incêndios ou impacto de meteoritos, assim como assumir a direção da aeronave se ela perder a comunicação com as estações terrestres.
Wakata embarcou na ISS em 7 de novembro, e em sua quarta viagem ao espaço e de sua segunda estadia prolongada na estação internacional.
O ministro japonês de Ciência e Tecnologia, Hakubun Shimomura, afirmou que sua presença à frente da ISS “dará um grande impulso ao Japão”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.