Jeb Bush diz acreditar no casamento tradicional mas respeitar uniões gays
San Juan, 28 abr (EFE).- O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, disse nesta terça-feira que é favorável ao casamento tradicional entre um homem e uma mulher, mas que respeita os casais do mesmo sexo e inclusive iria a uma cerimônia de união homossexual entre pessoas que se amam.
“Eu acredito no casamento tradicional, como sempre foi”, explicou em entrevista coletiva durante sua visita a Porto Rico, Estado Livre Associado aos EUA, onde as autoridades anunciaram recentemente que estão dispostas a reconhecer e legalizar os casamentos homossexuais.
Hoje a Suprema Corte escuta, em Washington, os argumentos a favor e contra a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todos os Estados Unidos, e sua decisão estará acima das proibições dos estados mais conservadores.
O tribunal deve se pronunciar a respeito em junho, e o que deliberar afetará também Porto Rico.
“Apoio o casamento tradicional, porque funcionou bastante durante milhares de anos em nosso país e em todo Ocidente, mas essa é uma decisão da Suprema Corte”.
O político conservador está na capital porto-riquenha para se reunir com simpatizantes do Partido Republicano e arrecadar fundos para sua provável corrida pela candidatura republicana à presidência americana.
Perguntado se compareceria a um casamento entre pessoas do mesmo sexo se fosse convidado, Jeb Bush não hesitou ao responder que sim, se se tratassem de pessoas queridas.
A discussão da Suprema Corte está sendo acompanhada com interesse em Porto Rico. Embora o Código Civil local estabeleça que o casamento se restringe a união entre homem e mulher, o governo de Alejandro García Padilla anunciou recentemente que não tomará ações legais para dificultar o casamento entre homossexuais. EFE
arm/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.