Jeb Bush revela logotipo de campanha antes de anúncio oficial de candidatura

  • Por Agencia EFE
  • 14/06/2015 17h26

Lorenzo Castro E.

Miami (EUA.), 14 jun (EFE).- Aos poucos, Jeb Bush vai mostrando detalhes do discurso que fará nesta segunda-feira em Miami, no qual confirmará sua candidatura às eleições primárias republicanas, incluindo o logotipo de campanha e vídeos emotivos que narram suas conquistas como governador da Flórida.

Recentemente Bush, de 62 anos, lançou dois vídeos. No último deles, distribuído hoje, o republicano afirma ser um candidato capaz de “regular as coisas” que afetam os cidadãos dos Estados Unidos, como já fez quando liderou entre 1999 e 2007 o governo da Flórida.

No pequeno documentário “Fazendo uma diferença”, que encerra com o logotipo “Jeb2016!”, cidadãos da Flórida mostram rostos com expressões de problemas como pobreza, violência doméstica e incapacidade, os quais conseguiram superar graças às políticas de Jeb Bush no estado.

“Disse que abordaria esses assuntos e assim o fiz, e o resultado é que a Flórida está muito melhor”, disse no vídeo o irmão de George W. Bush, presidente entre os anos 2001 e 2009, e que levou os EUA à guerra com o Iraque.

Sobre a relação sanguínea, não isenta de controvérsia, Jeb Bush marca distância, tal como ficou refletido em entrevista divulgada hoje pela emissora “CNN”, na qual declarou que possui uma “história vital diferente”, cheia de altos e baixos como sucessos, e que o deram o temperamento necessário para ocupar a Casa Branca.

Em declarações ao canal americano, o republicano afirmou que quando comunicar “sua decisão” sobre as eleições presidenciais de 2016 estará em melhor posição para se diferenciar dos dez republicanos que até o momento anunciaram que irão concorrer ao pleito do partido.

“Acho que esta transição rumo à candidatura me permitirá ser mais direto sobre minha defesa da liderança que o próximo presidente precisa ter para regular algumas coisas”, argumentou.

Entre estes assuntos que pedem soluções, Jeb Bush se mostrou a favor de abordar o atual sistema migratório que mantém na sombra da irregularidade 11 milhões de imigrantes ilegais no país.

Filho do ex-presidente George H.W. Bush (1989-1993), Jeb sabe que conta com alguma vantagem a seu favor para atrair o voto latino, como dominar perfeitamente o espanhol e ser casado com uma mexicana, Columba Garnica, que conheceu em uma viagem de intercâmbio em 1971, quando era estudante do ensino médio.

Visando a explorar suas preferências neste eleitorado, nomeou recentemente como diretor de campanha Danny Díaz, filho de imigrantes espanhóis e que já trabalhou antes para seu irmão George W. Bush.

Para o anúncio de amanhã, escolheu um simbólico lugar da cidade de Miami, uma sede do Miami Dade College, centro universitário com grande porcentagem de universitários latinos.

Nesta cidade, Jeb Bush sem dúvida será recebido por um setor da predominante comunidade cubano-americana, aquela que o acolheu como “membro honorário” durante os anos que residiu nesta cidade do sul da Flórida.

De fato, nesta semana o republicano recebeu o apoio de 11 congressistas federais pela Flórida, entre os quais estão Ileana Ros-Lehtinen, Mario Díaz-Balart e Carlos Curbelo, os três com sólida base de eleitores latinos.

“A liderança e a experiência de Jeb Bush como governador da Flórida e no setor privado faz dele uma pessoa excepcionalmente qualificada para restaurar o papel de liderança dos EUA no mundo”, ressaltou em comunicado Curbelo, congressista pelo distrito 26 do estado.

Com o discurso de segunda-feira, Jeb Bush dará por finalizado um longo silêncio oficial de seis meses sobre sua participação nas eleições primárias de seu partido, um segredo desde que em dezembro do ano passado revelou que cogitava se apresentar como candidato.

Depois da viagem europeia dos últimos dias, que incluiu Alemanha, Polônia e Estônia, Jeb Bush volta a território americano para, após o anúncio de amanhã, voltar a percorrer diferentes estados do país como candidato às eleições primárias republicanas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.