Jeb Bush se registrou como hispânico ao votar em eleições de 2009
Nova York, 6 abr (EFE).- O ex-governador da Flórida Jeb Bush, possível pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016, registrou-se como hispânico ao preencher um formulário ao participar de uma votação, em 2009, segundo informou nesta segunda-feira o jornal “The New York Times”.
Na ficha, publicada pelo diário, é possível ver como Bush marcou “hispânico” na alternativa sobre sua origem étnica. O político atribuiu o fato a um erro cometido por ele.
“Meu erro! Não acredito ter enganado ninguém!”, disse Bush em sua conta no Twitter após a publicação da notícia.
O ex-governador da Flórida, que domina o espanhol e é casado com uma mexicana, anunciou em dezembro do ano passado sua decisão de “explorar ativamente” sua candidatura à presidência. Segundo muitos analistas, sua conexão com a comunidade hispânica pode ser uma grande vantagem para o político.
Além disso, Bush, filho e irmão de ex-presidentes dos EUA, viveu durante sua juventude por dois anos na Venezuela.
O jornal “The New York Times” acredita que o fato possa ter sido um equívoco, mas ressalta que outros políticos recentemente foram obrigados a dar explicações sobre suas origens.
Entre estes casos, recorda como a senadora por Massachusetts Elizabeth Warren foi acusado de ter declarado de forma falsa ser de origem indígena, enquanto o senador hispânico Ted Cruz, que também deseja ser candidato à presidência, envolveu-se em controvérsia por ter nascido no Canadá. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.