Jihadista sírio é detido em aeroporto de Bruxelas
Bruxelas, 2 ago (EFE).- A polícia belga deteve neste sábado em um aeroporto de Bruxelas um membro do grupo jihadista Frente al Nusra, movimento sírio afiliado à Al Qaeda, que tinha material audiovisual vinculado a assassinatos.
O homem, de 25 anos e nacionalidade síria, chegou ao aeroporto em um voo vindo de Rodes, na Grécia, foi detido por “participação em atividades de um grupo terrorista”.
No momento de prisão ele carregava dois pen drives com vídeos de assassinatos relacionados à Frente al Nusra e trechos de conversas, assim como vários passaportes falsos franceses, acrescentou.
Este grupo jihadista está muito ativo na guerra civil síria, onde diferentes forças opositoras combatem o regime do presidente sírio, Bashar al Assad.
Ele alegou ser um jornalista que pôde obter a informação contida nos pen drives após se infiltrar em um acampamento da Frente al Nusra, onde afirmou que foi retido antes de conseguir escapar para Turquia, Grécia e depois Bélgica, para poder publicar sua reportagem.
A promotoria federal belga informou que investigará o caso. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.