Jihadistas avançam em zona petrolífera após controlar Mossul, no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2014 15h37

Bagdá, 10 jun (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) tomou nesta terça-feira o controle de várias cidades na província petrolífera de Kirkuk, no norte do Iraque, após controlar a cidade de Mossul, informaram à Agência Efe uma fonte de segurança iraquiana.

Os membros do grupo radical tomaram o controle dos edifícios governamentais e de segurança das cidades de Al Huaya (a sudoeste da cidade de Kirkuk, capital da província homônima), Al Zab, Al Riad e absi (a oeste), e Al-Rashad (ao sul).

A fonte explicou que as forças de segurança não opuseram resistência diante dos avanços dos terroristas e se retiraram abandonando suas armas em vários lugares.

Acrescentou que os combatentes do EIIL içaram suas bandeiras pretas sobre os edifícios que ocuparam nesses locais, onde vive uma maioria sunita.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, pediu hoje ao parlamento que declare estado de emergência, depois que o EIIL tomou o controle da segunda cidade do país, Mossul, na província de Ninawa, e avançou rumo a outras províncias como Salah ad-Din, ao norte de Bagdá.

O parlamento anunciou que terá uma sessão extraordinária na próxima quinta-feira para tratar a possível declaração do estado de emergência, solicitada pela presidência e pelo governo.

O objetivo do EIIL, formado inicialmente por grupos radicais no Iraque em 2006 e conhecido por suas práticas terroristas ainda mais extremas que a Al Qaeda, é criar um emirado islâmico na Síria e no Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.