Jihadistas do EI divulgam vídeo do refém britânico John Cantlie

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 13h16
  • BlueSky

Cairo, 18 set (EFE).- O grupo extremista Estado Islâmico (EI) divulgou nesta quinta-feira um vídeo em fóruns jihadistas no qual o jornalista britânico sequestrado na Síria John Cantlie critica os governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha por não negociar as libertações de seus cidadãos, “que são abandonados”.

Com aspecto sereno e vestido com uma roupa laranja, Cantlie afirma que alguns governos europeus negociaram com o EI a libertação de seus cidadãos presos. O profissional, que trabalhou para, entre outros, “Sunday Times” e “The Sun”, diz se sentir “abandonado” por seu governo e afirma que sua vida está “nas mãos do Estado Islâmico”.

Sob o título “Lend me your ears”, o vídeo mostra o jornalista sentado em uma mesa e com um fundo preto. Após se apresentar, Cantlie afirma que chegou à Síria em novembro de 2012, onde foi capturado pelo Estado Islâmico.

“Após duas desastrosas e enormemente impopulares guerras no Afeganistão e Iraque, por que nosso governo quer se envolver em outro conflito impossível de ganhar”?, pergunta ele.

Cantlie afirma também que “parece que a história se repete várias vezes”, embora garanta que ainda “há tempo para mudar o que parece uma inevitável sequência de eventos, mas só se vocês, o público, atuarem”.

O novo vídeo do Estado Islâmico com John Cantlie é divulgado apenas alguns dias depois da publicação de outra gravação na qual o grupo mostrava a decapitação do voluntário britânico David Haines, que tinha sido sequestrado na Síria no ano passado. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.