Jihadistas ocupam importante quartel militar no Iraque
Bagdá, 17 mai (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou o controle neste domingo da sede do comando militar da província iraquiana de Al-Anbar, situada na cidade de Al Ramadi, cem quilômetros ao oeste de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
Os combatentes do EI libertaram dezenas de prisioneiros jihadistas que estavam detidos nesse quartel, situado no oeste de Al Ramadi.
A fonte acrescentou que as forças iraquianas que se encontravam no motim fugiram para a cidade vizinha de Al Habaniya.
A queda desta estratégica posição militar acontece no marco de uma ofensiva lançada pelos extremistas contra Al Ramadi, de maioria muçulmana sunita, que já sofreu várias ofensivas por parte dos extremistas.
Hoje mesmo, o grupo jihadista matou 28 policiais iraquianos, entre eles oito oficiais, em combates pelo controle do bairro de Ao Malaab e várias áreas de seus arredores no leste de Al Ramadi.
No ataque a Al Malaab, no qual também morreu um número indeterminado de jihadistas e militares, segundo as fontes, os combatentes do EI empregaram carros-bomba.
Uma fonte de segurança afirmou que, com este novo avanço, os jihadistas controlam tudo em Al Ramadi, exceto algumas áreas de sua parte setentrional onde está localizada a sede da oitava brigada do exército iraquiano, que ainda está sob o controle das autoridades.
Por outra parte, a televisão estatal “Al-Iraquiya” informou que o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, pediu hoje que as forças militares e de segurança resistam em suas posições na província de Al-Anbar e prometeu apoio da aviação da coalizão internacional para deter o avanço dos jihadistas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.