Jihadistas tentam recuperar terreno perdido frente aos curdos em Kobani

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2015 10h07
  • BlueSky

Beirute, 6 jan (EFE).- Os combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) atacaram nesta terça-feira distintas zonas do enclave curdo-sírio de Kobani, fronteiriço com a Turquia, em uma tentativa de recuperar o terreno perdido frente às forças curdas nos últimos dias.

“A situação é muito crítica, o EI iniciou uma ofensiva desde vários pontos e está tentando avançar”, disse à Agência Efe por telefone o ativista Mustafa Bali desde o interior da população.

Segundo esta fonte, os extremistas desdobraram quatro tanques no setor ocidental da cidade, enquanto na parte oriental também foram enviados vários carros de combate.

Bali destacou que o ataque do EI começou por volta das 2h local (21, em Brasília) e ainda continua.

Os choques mais intensos entre os radicais e as Unidades de Proteção do Povo -milícias curdo-sírias- se concentram nas imediações da biblioteca Rash, no leste da urbe, onde há uma troca de fogo de artilharia.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que nessa área foi escutada uma forte explosão, mas não pôde determinar sua procedência.

Em paralelo, os aviões da coalizão internacional, liderada pelos EUA, bombardearam alvos dos jihadistas, indicou Bali.

Na última semana, as Unidades de Proteção do Povo, respaldadas por “peshmergas”, forças do Curdistão do Iraque, progrediram contra o EI e recuperaram o domínio de 80% da população.

Desde 16 de setembro, Kobani, situada na província setentrional síria de Aleppo, é palco de uma ofensiva do EI que quer tomar seu controle.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria, junto às regiões de Afrin, também em Aleppo, e Al Jazeera, na província nordeste de Al Hasaka. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.