Jihadistas tomam duas localidades curdas na província síria de Aleppo

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2014 09h35

Beirute, 4 jul (EFE).- O grupo radical Estado Islâmico (EI) assumiu nesta sexta-feira o controle de dois povoados na região de maioria curda de Kobani, na província de Aleppo, na norte da Síria, após choques contra milicianos curdos, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O EI conquistou o domínio de Zur Magar e de Bayada, na parte oeste de Kobani, também conhecida como Ain Arab, após três dias de enfrentamentos com as chamadas Unidades de Proteção do Povo Curdo, afirmou a ONG.

Os combates deixaram 11 curdos e quatro jihadistas mortos. As Unidades de Proteção do Povo Curdo, por sua parte, disseram hoje que o EI lançou ontem à noite bombas contra várias áreas do oeste de Kobani, como Zur Magar, mas não confirmaram se as localidades foram tomadas pelos radicais islamitas.

Segundo um comunicado da milícia curda, os foguetes causaram danos materiais em imóveis e muitos cidadãos se viram obrigados a fugir do lugar pelos ataques.

No domingo, o EI proclamou um califado islâmico que vai desde a província síria de Aleppo até a província iraquiana de Diyala, e desde então vários grupos rebeldes sírios antes rivais se uniram a suas fileiras.

A organização domina no norte da Síria uma superfície cinco vezes maior do que o território do Líbano, embora existam áreas de maioria curda que escapam de seu controle.

Os combates entre os curdos sírios e o EI tornaram-se frequentes no último ano no país.

Os curdos representam 9% dos habitantes da Síria e vivem, sobretudo, em Al Hasaka e nas regiões de Afrin e Kobani, em Aleppo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.