John Boehner é reeleito presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2015 18h29

Washington, 6 jan (EFE).- O congressista John Boehner foi reeleito nesta terça-feira presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, na inauguração do 114º Congresso, que terá maioria republicana devido à vitória do partido nas últimas eleições legislativas ocorridas em novembro do ano passado.

Apesar da falta de respaldo de republicanos mais conservadores, Boehner obteve 216 votos, o suficiente para vencer a candidata Nancy Pelosi, que voltará à liderança da minoria democrata.

O presidente reeleito, terceiro homem na linha do poder dos EUA, garantiu a maioria de seu partido após assumir o papel de líder dos republicanos na Câmara dos Representantes em janeiro de 2011.

A ala ultraconservadora dos republicanos, ligada ao movimento “Tea Party”, tentou sabotar a nomeação de Boehner apresentando dois outros candidatos: o congressista pela Flórida, Ted Yoho, e Louie Gohmert, representante do Texas.

Boehner, de 65 anos e eleito por Ohio, manteve o cargo apesar de um mandato rodeado por tensões internas e confrontos com o governo Barack Obama em casos como das negociações orçamentárias, saúde, imigração e política externa.

Os republicanos também controlarão o Senado americano durante o mandato de Boehner, conquistando a maioria das duas casas pela primeira vez desde 2006, começando assim a estratégia eleitoral para as eleições presidenciais de 2016.

A Câmara dos Representantes e o novo líder tentarão conseguir consenso em matérias orçamentárias, tributárias e sobre os empregos no país, embora tudo indique que acabarão enfrentando vetos de Obama, o que obrigaria a delicados cálculos políticos. EFE