John Kerry não descarta voltar a ser candidato à presidência dos EUA em 2016

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 21h10

Washington, 8 fev (EFE).- O secretário de Estado de EUA, John Kerry, não descarta voltar a apresentar sua candidatura à presidência dos EUA para as eleições de 2016, segundo deixou escapar em entrevista transmitida neste domingo pela rede de televisão “NBC”.

“Nunca ninguém diz nunca”, afirmou Kerry perguntado se consideraria concorrer ao pleito, durante uma entrevista gravada em Munique (Alemanha), onde participou neste fim de semana da Conferência de Segurança (MSC).

No entanto, o chefe da diplomacia americana ressaltou que, por enquanto, não contempla um “cenário” para iniciar uma campanha presidencial.

“Não pensei sobre isso. E estou, como pode ver, bastante ocupado”, acrescentou o secretário de Estado, que enfrenta uma acirrada agenda durante os dois últimos anos de mandato do presidente de EUA, Barack Obama.

Nesse período, Kerry enfrenta assuntos como as negociações do polêmico programa nuclear do Irã, a normalização das relações com Cuba, a crise da Ucrânia, a tensão com a Rússia e a ameaça do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

O secretário de Estado, que ocupa seu posto atual desde 2103, já competiu em 2004 como candidato do Partido Democrata na corrida pela casa Branca, embora saiu derrotado pelo então presidente, George W. Bush.

Kerry não costuma aparecer nas enquetes sobre possíveis candidatos democratas para as eleições de 2016, que são lideradas pela sua antecessora no Departamento de Estado, a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que ainda não oficializou sua candidatura.

Outros possíveis aspirantes democratas que são ventilados nas apostas são a senadora Elizabeth Warren, favorita da ala esquerda do partido, e o vice-presidente de EUA, Joe Biden. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.