John Kerry se reunirá com chanceler cubano esta noite no Panamá

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2015 00h52

Panamá, 9 abr (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá na noite desta quinta-feira com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, no Panamá, onde ambos participarão da Cúpula das Américas, segundo anunciou porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, no Twitter.

A reunião entre Kerry e Rodríguez será a de mais alto nível realizada entre os governos dos Estados Unidos e de Cuba desde o histórico anúncio do restabelecimento das relações bilaterais realizado em dezembro pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro.

Antes do anúncio, Obama e Castro conversaram por telefone e ambos já estão no Panamá para participar da VII Cúpula das Américas, que será aberta na sexta-feira.

A Casa Branca disse que não há, por enquanto, uma reunião bilateral programada entre Obama e Castro, mas afirmou que os dois líderes terão “algum tipo de interação” durante a cúpula.

Obama disse mais cedo na Jamaica, onde fazia visita oficial, que já recebeu de Kerry a recomendação de retirar Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo, mas esclareceu que ainda não tomou uma decisão sobre o assunto.

A sugestão de Kerry deve ser revisada agora por uma equipe da Casa Branca, que depois passará para Obama suas conclusões.

Cuba reivindica sua saída dessa lista, mas não considera a retirada como um pré-requisito para retomar as relações bilaterais com os EUA e reabrir as embaixadas nas respectivas capitais.

No entanto, analistas acreditam que esse seria um passo muito importante para a normalização diplomática entre os dois países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.