Jordânia pede mais ajuda internacional para cuidar de refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 15h40

Amã, 22 set (EFE).- O rei Abdullah II, da Jordânia, pediu nesta terça-feira à comunidade internacional, após uma reunião com o vice-chanceler alemão Sigmar Gabriel em Amã, mais ajuda para que seu país possa continuar a acolher os mais de 650 mil refugiados sírios que estão dentro de suas fronteiras.

Em comunicado, a Corte Real jordaniana assinalou que o monarca se referiu “à necessidade de os doadores internacionais e as organizações estenderem sua ajuda à Jordânia para permitir ao país aumentar os serviços humanitários aos refugiados”.

Gabriel agradeceu ao reino hachemita pelo amparo de um número tão elevado de refugiados sírios, e assinalou a “vontade da Alemanha de ampliar a cooperação com a Jordânia”, acrescentou a nota.

Hoje Gabriel, que é também tministro de Economia e de Energia, visitou o campo de refugiados sírios de Zaatari, a 85 quilômetros ao nordeste de Amã.

Ali, visitou uma família síria e anunciou que discutiria a possibilidade de levá-la à Alemanha.

Além disso, alertou para um “êxodo em massa” dos refugiados no Oriente Médio, em alusão à fuga de deslocados da região para a Alemanha, atravessando Turquia, Grécia, Hungria, Áustria e outros países europeus.

Além disso, descreveu a situação na Jordânia como “trágica”, devido ao grande número de refugiados que acolhe apesar de seus limitados recursos.

A Jordânia acolhe atualmente 1,4 milhão de cidadãos sírios, incluídos os 650 mil refugiados que fugiram de seu país pelo conflito iniciado em 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.