Jornal português “Diário de Notícias” completa 150 anos

  • Por Agencia EFE
  • 29/12/2014 18h30

Lisboa, 29 dez (EFE).- O “Diário de Notícias”, um dos jornais mais antigos de Portugal, completou nesta segunda-feira 150 anos e para comemorar lançou um especial que recupera textos de autores como Eça de Queirós e escritores contemporâneos.

Lançado em 29 de dezembro de 1864, o jornal com sede em Lisboa é a publicação lusa mais antiga em circulação ao lado do “Açoriano Oriental” (1835), do arquipélago das Açores, e da “Revista Militar” (1848).

Para celebrar a data, o diário publicou quatro reportagens feitas por Eça de Queirós sobre a inauguração do Canal de Suez (1869) e a entrevista do jornalista António Ferro com Adolf Hitler, pouco antes dele se tornar o “Fuhrer”, em 1930.

Além disso, foi publicado textos de escritores contemporâneos como António Lobo Antunes e Gonçalo M. Tavares.

Com uma pequena fração de mercado entre os jornais generalistas, de 6,2% (cerca de 12 mil exemplares vendidos em bancas), o “Diário de Notícias” (DN) busca relançar seu papel como jornal de língua portuguesa ao dar mais atenção aos países luso-parlantes como o Brasil, Angola e Moçambique.

O DN faz parte do Global Midia Group, que também engloba o DN do arquipélago da Ilha da Madeira, o “Jornal de Notícias”, o esportivo “O Jogo”, a revista “A Volta ao Mundo”, o diário regional “O Jornal do Fundão” e a rádio “TSF”.

O conglomerado, controlado até este ano pelo português Joaquim Oliveira, demitiu recentemente quase 200 empregados e abriu seu capital para grupos estrangeiros ao vender por US$ 10,4 milhões 27,5% do grupo ao empresário angolano António Mosquito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.