Jornalista fica gravemente ferido após explosão de mina terrestre na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 14/04/2015 07h11
  • BlueSky

Donetsk (Ucrânia), 14 abr (EFE).- O jornalista russo Andrei Lunev, do canal de televisão “Zvezda”, ficou gravemente ferido nesta terça-feira por causa da explosão de uma mina terrestre na cidade de Shirokino, no leste da Ucrânia.

Lunev, que acompanhava os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em sua missão de supervisão do cessar-fogo em vigor na região, pisou na mina ao se aproximar de um local em ruínas, informou a agência de notícias “DAN”, vinculada aos separatistas pró-Rússia.

O canal “Zvezda”, do Ministério de Defesa da Rússia, confirmou que o jornalista, contratado em regime de colaboração como cinegrafista, não usava colete à prova de balas e sofreu vários ferimentos graves na cabeça e nas pernas por causa da explosão.

A cidade de Shirokino, a cerca de 20 quilômetros de Mariupol, é um dos pontos de maior tensão da região rebelde de Donestk.

A OSCE denunciou que tanto as forças de Kiev como as milícias separatistas estão violando a trégua nessa região, próxima ao litoral do mar de Azov.

Depois da Síria, a Ucrânia e o Iraque, com cinco jornalistas mortos cada um, foram os países mais perigosos para a imprensa em 2014, de acordo com o Comitê para Proteção dos Jornalistas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.