Jornalista Peter Greste chega na Austrália após ser deportado do Egito

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2015 14h10

Sydney (Austrália), 5 fev (EFE).- O jornalista australiano Peter Greste, deportado no domingo passado do Egito, chegou nesta quinta-feira (data local) cidade de Brisbane, na Austrália, para se reunir com sua família após passar 400 dias em prisão.

Segundo a emissora australiana “ABC”, o avião com Greste aterrissou em Brisbane às 0h30 de quinta-feira (hora e data local) em Brisbane. O jornalista se reunirá com sua família e depois dará uma entrevista.

Um grupo de amigos e simpatizantes o esperavam no aeroporto carregando cartazes com frases como: “Bem-vindo para casa Peter!” e “O jornalismo não é um crime”. Vários jornalistas também estavam no saguão do aeroporto.

O repórter da emissora “Al Jazeera” (Catar) foi detido no final de 2013 no Cairo ao lado do jornalistas Mohammed Fahmi, egípcio com passaporte canadense, e do egípcio Baher Mohammed.

Em junho do ano passado, os três jornalistas foram condenados a penas de entre sete e dez anos de prisão por prejudicar a imagem do Egito e apoiar a Irmandade Muçulmana, embora uma corte de apelações ordenou no mês passado que eles fossem julgados novamente.

No domingo passado, Greste foi deportado do Egito ao Chipre, mas os outros dois jornalistas ficaram no Egito. Acredita-se que Fahmy possa ser deportado em breve ao Canadá após renunciar a sua cidadania egípcia.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, falou ontem à noite com o presidente egípcio, Abdul Fatah ao Sisi, para o agradecer por seu papel na libertação de Greste. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.