Jornalistas Renata Colombo e Fábio Almeida recebem Prêmio Rei da Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2014 10h44

Madri, 12 mar (EFE).- Os jornalistas Renata Borges Colombo e Fábio Almeida foram premiados nesta quarta-feira com o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Rádio por sua reportagem “Império da Areia: a dragagem que mata o Jacuí”.

O trabalho, eleito entre os 20 candidatos da categoria, foi transmitido pela “Rádio Gaúcha” no em 14 de janeiro de 2013 e apresenta uma investigação jornalística de seis meses sobre a dragagem ilegal do rio Jacuí, o segundo mais importante do Rio Grande do Sul.

Os jornalistas do “Grupo RBS” percorreram durante o período um trecho de 180 quilômetros do rio para documentar irregularidades.

O júri destacou o intenso trabalho de investigação jornalística da reportagem, que teve como consequência a intervenção dos poderes públicos para tentar evitar o dano ambiental que estava acontecendo no leito do rio.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha são promovidos a cada ano pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), subordinada ao Ministério das Relações Exteriores da Espanha, e estão patrocinados pelo OHL, grupo internacional de concessões e construção.

O prêmio é de 6 mil euros, além de uma escultura de bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Renata Borges Colombo é gaúcha de Capão da Canoa, estudou jornalismo na PUC-RS e atualmente é repórter na “Rádio Gaúcha”.

Fábio Almeida é carioca radicado no Rio Grande do Sul, estudou jornalismo na Unisinos (RS) e é repórter investigativo da “RBS TV”, além de trabalhar na Rádio Gaúcha, no Grupo Farroupilha e na TV Educativa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.