Jornalistas suecos são libertados no Líbano após sequestro na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2014 12h25

Beirute, 8 jan (EFE).- Dois jornalistas suecos, sequestrados na Síria em novembro, chegaram nesta quarta-feira ao Líbano após terem sido libertados, informou à Agência Efe a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Samar Kadi.

Delegados do CICV levaram um deles, Magnus Falkehed, à Embaixada da Suécia em Beirute, segundo Kadi, que também confirmou a libertação do fotógrafo Nicolas Hammarström.

“Nós o recebemos (Falkehed) em Arsal. Não tivemos nada a ver com as negociações para sua libertação. Fizemos essa gestão por reivindicação da embaixada da Suécia, para onde foi transportado e recebido pelos diplomatas do país”, afirmou Kadi.

Falkehed, correspondente da imprensa sueca com sede em Paris, foi sequestrado com Hammarström quando saíam da Síria e se iam para o Líbano, em 23 de novembro.

Falkehed era membro da seção francesa da associação de jornalistas europeus desde 2008 e fazia parte do júri do prêmio Louise Weiss.

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) calcula que na Síria haja ao redor de 30 jornalistas sequestrado.

As autoridades da Suécia confirmaram hoje a libertação dos dois repórteres. “Foram libertados e já podem se reunir com suas famílias”, declarou à televisão pública SVT Catarina Axelsson, porta-voz das Relações Exteriores.

Estocolmo não forneceu mais dados sobre as circunstâncias da libertação, mas, segundo a agência sueca “TT”, que cita fontes ligadas ao caso, ela aconteceu após uma negociação em que os sequestradores exigiram o pagamento de dinheiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.