Jovem britânico que planejou assassinato de soldado pega 8 anos de prisão
Londres, 29 mai (EFE).- Um jovem britânico foi condenado nesta sexta-feira a oito anos de prisão por ter tentado convencer um adolescente com autismo leve para que decapitasse um soldado em Londres, segundo determinou um tribunal da capital britânica.
Kazi Islam, um londrino de 19 anos, foi condenado pela corte penal de Old Bailey (Londres) por planejar um ato terrorista.
O jovem tentou convencer seu amigo Harry Thomas, de mesma idade e que sofre de síndrome de Asperger, que comprasse os materiais necessários para fabricar uma bomba caseira e atacasse um soldado britânico com uma faca de cozinha.
Islam se inspirou no assassinato do soldado Lee Rigby, assassinado a facadas em 2013 por dois radicais islâmicos quando caminhava nas proximidades de um quartel militar no sul de Londres.
Thomas, a quem seu amigo incitou a se chamar Haroon em vez de Harry, não conseguiu comprar os materiais para a fabricação da bomba e disse a “alguns colegas” o que estavam planejando.
O juiz Richard Marks sustentou em sua sentença que o tratamento de Islam a Thomas foi “tão cruel quanto manipulador”, já que o adolescente era “um jovem muito vulnerável”.
Durante a audiência, o jovem negou o crime alegando que precisava dos materiais para um “experimento em radicalização”.
O tribunal de Old Bailey finalmente o condenou a oito anos de prisão, sentença que deverá cumprir em um centro para jovens delinquentes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.