Jovem de 14 anos é condenado a dois anos de prisão por jihadismo na Áustria

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 10h06

Viena, 26 mai (EFE).- Um tribunal austríaco condenou a dois anos de prisão nesta terça-feira um jovem jihadista de 14 anos de idade que queria participar da guerra na Síria e tinha planos de cometer atentados terroristas em Viena.

O acusado, um cidadão turco que vive na Áustria há oito anos, deverá passar pelo menos oito meses na prisão e só poderá sair em liberdade condicional caso seja submetido a uma psicoterapia, informou a emissora pública “ORF”.

A sentença, que ainda não é concreta, foi determinada nesta terça-feira por um tribunal regional de Sankt Pölten, capital do estado federado da Baixa Áustria, ao oeste de Viena.

Após o divórcio dos pais, o jovem começou a assistir na internet vídeos de propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico que buscava o recrutamento de combatentes estrangeiros em países ocidentais.

O menino decidiu que queria ir à Síria, mas um contato em Viena disse que também era possível participar da “guerra santa” na Áustria. Com isso, pesquisou na internet instruções sobre como fabricar bombas e juntou informações logísticas para cometer um atentado contra a Westbahnhof, uma das duas grandes estações ferroviárias na capital austríaca.

Devido ao crescente radicalismo islamita do jovem, sua escola o denunciou no fim do ano passado e, após confessar seus planos terroristas em um interrogatório policial, o menino foi detido e colocado em prisão preventiva.

Este não é o único caso de um jovem detido na Áustria por suposta colaboração com grupos jihadistas. Uma menina de 16 anos está no banco dos réus por tentar viajar à zona de conflito na Síria.

No fim de março, a polícia austríaca prendeu no aeroporto de Viena outro jovem de 16 anos, convertido ao islã poucos meses antes, após seu retorno da Síria, onde lutou na guerra civil e foi gravemente ferido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.