Juan Manuel Santos elogia rei como democrata e defensor da Ibero-América

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2014 17h55

Bogotá, 2 jun (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, expressou sua gratidão ao rei Juan Carlos da Espanha, que anunciou nesta segunda-feira sua abdicação, e disse que o monarca foi um democrata e promotor da paz e da união de região ibero-americana.

“Afeto e gratidão ao Rei da Espanha, grande defensor da democracia e da paz. Cumprimentamos o príncipe Felipe, grande amigo da Colômbia”, publicou Santos em sua conta no Twitter.

Posteriormente, a Casa de Nariño, sede da presidência, divulgou uma carta de Santos para o rei expressando o “respeito, afeto e admiração” do povo colombiano por ocasião da abdicação, e agradecendo sua amizade com o país.

“O senhor, vossa majestade, foi um indiscutível e apreciado defensor da democracia; foi o rei de todos os espanhóis, sem reparo algum, e foi símbolo e estandarte da união dos povos ibero-americanos”, expressou Santos em sua carta.

Santos acrescentou que o rei e a rainha Sofia foram “amigos íntimos da Colômbia”.

“Tenho certeza deixará seu legado nas melhores mãos quando passá-lo ao príncipe Felipe e sua esposa dona Letizia, a quem também cumprimentamos com imenso carinho”, assinalou a carta presidencial.

No texto, o presidente lembra que a primeira visita que Juan Carlos fez à Colômbia foi em 1958, quando chegou ao porto de Cartagena das Índias com a família real espanhola, e que esteve com a Colômbia nos momentos mais difíceis da história.

“Lembramos suas várias visitas a nosso solo, assim como a presença solidária da rainha dona Sofia em 1985, por ocasião da dolorosa tragédia de Nevado del Ruiz que soterrou uma cidade inteira, e do príncipe das Astúrias em 1999, quando um terremoto assolou a região do Eixo Cafeeiro”, acrescentou.

Pessoalmente, Santos lembrou como “um dos momentos mais inesquecíveis” de sua vida o dia em que em 1985 recebeu das mãos do monarca o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha junto com seu irmão Enrique.

“Obrigado, Rei Don Juan Carlos I de Bourbon. Um emocionado muito obrigado da Colômbia!”, conclui sua carta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.