Juiz chileno deixa coordenação de causas por violações de direitos humanos

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2014 13h21

Santiago do Chile, 19 jul (EFE).- O presidente da Corte Suprema do Chile, Sergio Muñoz, renunciou ao cargo de coordenador das causas judiciais referentes aos direitos humanos por divergências com o restante dos magistrados do tribunal sobre as violações no período da ditadura de Augusto Pinochet.

O juiz foi nomeado uma semana atrás, substituindo Hugo Dolmestch. A decisão de deixar o cargo aconteceu na reunião do plenário da Corte Suprema que aconteceu nesta sexta-feira.

O desencontro entre os juízes aconteceu a partir de declarações de Muñoz dadas na terça-feira, quando mostrou intenção de criar uma base de dados informatizada com todas as ações de violações aos direitos humanos durante o governo de Pinochet, entre 1973 e 1990.

Alguns juízes da Corte interpretaram que este cadastro provocaria uma reavaliação do trabalho da justiça no período em que, muitas vezes, os tribunais ignoraram crimes cometidos pelo regime militar.

A iniciativa não foi bem recebida na Corte e alguns juízes cobraram explicações de Muñoz, que então decidiu renunciar ao cargo, alegando “incompatibilidade entre sua visão e a do plenário”. O presidente seguirá na comissão até a definição do substituto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.