Juiz dos EUA anula proibição do casamento gay na Pensilvânia

  • Por Agencia EFE
  • 20/05/2014 18h34

Washington, 20 mai (EFE).- Um juiz americano considerou inconstitucional nesta terça-feira a proibição que impedia os casamentos entre homossexuais na Pensilvânia, com o que este estado se transformou no 19º em permitir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país.

O juiz John Jones respaldou assim a reivindicação apresentada por 23 residentes da Pensilvânia, que tinham posto em interdição a constitucionalidade de dita proibição.

“A questão que estamos resolvendo hoje é uma de personalidade divisória. Alguns de nossos cidadãos estão profundamente incômodos com a noção do casamento (entre pessoas) do mesmo sexo. No entanto, o fato de que isso incomode a alguns não faz com que essa proibição seja constitucional”, disse o magistrado.

A procuradora-geral do estado, Kathleen Kane, anunciou no ano passado que não defenderia a proibição por questões éticas e por considerá-la “absolutamente inconstitucional”, uma função que recaiu na administração do governador da Pensilvânia, o republicano Tom Corbett.

“A desigualdade é inaceitável em qualquer de suas formas, e nunca aguentou a prova do tempo”, assegurou a procuradora-geral da Pensilvânia em comunicado emitido ao conhecer a decisão judicial.

Nas últimas três semanas, vários juízes anularam também a proibição das leis que impediam os casamentos entre homossexuais no Oregon, Arkansas e Idaho, embora nestes dois últimos estados o caso esteja em apelação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.