Junta da Tailândia acorda submeter nova Constituição a um referendo

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2015 11h23

Bangcoc, 19 mai (EFE).- A junta militar da Tailândia acordou nesta terça-feira submeter a um referendo a nova Constituição do país, o que atrasaria mais ainda a realização das eleições gerais que devem devolver a democracia ao país.

A junta e o governo acordaram uma emenda à Constituição provisória, que rege o país desde o golpe de estado há um ano, para permitir esta votação à qual até agora se opunham, mas que foi reivindicada por vários setores, incluídos membros do comitê que a redige.

“Uma vez que a Constituição tenha sido emendada, procederemos imediatamente com o referendo”, disse o general Prayuth Chan-ocha, que preside tanto a junta como o Executivo, segundo o site “Khaosod”.

“Nosso dever é fazer com que a lei permita este processo. No que se refere ao processo mesmo, disso se encarregarão as agências competentes. O referendo será responsabilidade da comissão eleitoral”, acrescentou.

O vice-primeiro-ministro, Wissanu Krea-ngam, disse que o referendo obrigará a atrasar em pelo menos 90 dias as eleições que segundo o roteiro da junta deveriam ser realizadas no começo do ano que vem.

Wissanu situou sua possível realização a partir de agosto de 2016, segundo o jornal “Bangcoc Post”.

O presidente da Assembleia Nacional, Surachai Liangboonlertchai, disse que as mudanças legais para permitir o referendo deverão incluir também os passos a seguir caso a nova carta magna seja rejeitada.

Após o golpe estado de 22 de maio do ano passado, a junta militar derrogou a Constituição aprovada em 2007, justo depois da anterior levante contra o então primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra.

Vozes críticas à junta denunciam que a nova Constituição persegue evitar a volta ao poder do movimento político liderado por Thaksin, que graças ao apoio que conta por suas políticas populistas, ganhou todas as eleições no país desde 2001.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.