Junta militar da Tailândia recebe sinal verde do rei

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2014 04h34

Bangcoc, 26 mai (EFE).- A junta militar da Tailândia recebeu hoje o sinal verde do rei Bhumibol Adulyadej, após tomar o poder em um golpe de Estado que os militares justificaram como necessário para restabelecer a paz e a ordem.

O chefe do Exército, o general Prayuth Chan-ocha, compareceu vestido de branco junto a outros generais na cerimônia a portas fechadas que o confirmou formalmente como líder do Conselho Nacional para a Paz e a Ordem, nome oficial do novo regime.

Prayuth defendeu a intervenção do Exército após quase sete meses de protestos antigovernamentais, nas quais morreram 28 pessoas e cerca de 800 ficaram feridas, e perante o risco de violência entre opositores e partidários do governo deposto.

Em sua primeira entrevista coletiva após o golpe, o líder da junta, cujo nomeação já foi publicada na “Gazeta Real”, evitou concretizar quando pensa devolver o poder a um governo civil ou convocar eleições.

A junta militar, que nos últimos dias afiançou seu poder com a dissolução do Senado e o expurgo de altos cargos da Polícia, tinha anunciado sua intenção de impulsionar um processo de reformas políticas e econômicas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.