Júri considera autor de atentado de Boston culpado de todas as acusações
Dzhokhar Tsarnaev, um dos acusados de ser responsável pelo ataque na maratona de Bostos, em 2013, foi considerado nesta quarta-feira pelo júri culpado de 30 acusações, o que pode vale a ele a pena de morte.
A decisão do júri foi unânime após dois dias e 11 horas de deliberações.
Agora, um juiz federal deverá determinar se, após o veredicto, que incluiu 17 acusações passíveis de pena capital, condena Tsarnaev à morte ou a prisão perpétua.
O veredicto foi lido em um tribunal de Boston diante de Dzhokhar Tsarnaev, que assistiu impassível à leitura, uma a uma, de todas as acusações às quais se declarou culpado.
Tsarnaev foi considerou responsável pelo uso de uma arma de destruição em massa com a intenção de matar, assim como de assistir, planejar e executar a morte de quatro pessoas, três delas atingidas pelas bombas detonadas em 15 de abril de 2013 e um policial, que foi baleado dias depois durante uma perseguição.
Ele também foi condenado por ferir 264 pessoas, agravada por 17 delas terem sofrido amputações graves.
A defesa de Dzhokhar Tsarnaev reconheceu no início do julgamento que seu cliente tinha participado do atentado, mas tentou convencer o júri de que o cérebro e autor intelectual dos ataques foi o irmão mais velho, Tamerlan, que morreu na perseguição policial que se seguiu ao ataque.
Dzhokhar e Tamerlan colocaram duas panelas de pressão com explosivos na reta final da maratona de Boston em 2013 e poucos dias depois, quando foram divulgadas as fotos dos suspeitos, protagonizaram uma fuga que colocou toda a cidade de Boston em toque de recolher.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.