Justiça belga condena filho de brasileira por ligação com o terrorismo

  • Por Agência Brasil
  • 11/02/2015 13h29

O jovem belga Brian de Mulder, filho da brasileira Rosana Rodrigues, foi condenado à revelia pela Justiça da Bélgica a cinco anos de prisão por ligação com o terrorismo. Brian, de 21 anos, está na Síria desde janeiro de 2013 e, de acordo com a imprensa internacional, que divulgou a sentença hoje (11), acredita-se que ele viva com a mulher e um filho.

A Justiça belga acusou Brian de fazer parte do grupo extremista Estado Islâmico e de ameaçar a Bélgica com ataques terroristas. Além dele, 45 pessoas foram acusadas pela Justiça do país de pertencer ao grupo Sharia4Belgium, que em tradução livre significa direito islâmico para a Bélgica e enviou vários combatentes para a Síria.

O líder do Sharia4Belgium, Fuad Belkacem, foi condenado a 12 anos de prisão pelo tribunal da cidade de Antuérpia, no Norte da Bélgica. Segundo o juiz, Belkacem é responsável pela radicalização de jovens e sua preparação para o combate armado salafista, no qual não há lugar para valores democráticos.

No julgamento, o juiz disse também que o Sharia4Belgium recrutava e organizava as viagens de homens jovens para a luta armada na Síria. Dos 46 acusados, apenas nove estavam presentes no julgamento, que teve início em outubro do ano passado. Os demais continuam na Síria.

O policiamento foi reforçado no tribunal para a leitura da sentença. Os esquemas de segurança e inteligência buscavam evitar qualquer atentado, um mês depois de dois supostos militantes extremistas serem mortos durante uma operação antiterrorista.

*Com informações da Agência Lusa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.