Justiça determina restabelecimento do WhatsApp em liminar
O desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, determinou na tarde desta quinta-feira que o WhatsApp volte a funcionar em todo o território brasileiro.
O aplicativo de mensagens gratuitas sofria interrupção de 48 horas desde 0h desta quinta (17) determinada por juíza de vara criminal de São Bernardo. O motivo da ação é sigiloso.
“Em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa”, escreveu o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O magistrado sugeriu também o aumento da multa como medida alternativa à suspensão do serviço “a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”. O julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal.
O dono do Facebook (que controla o WhatsApp), Mark Zuckerberg, chegou a se manifestar contra o bloqueio do app. Ele disse que esse é “um dia triste para o país” e conclamou os brasileiros a fazerem valer sua vontade frente à do governo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.