Justiça na Irlanda autoriza desligar aparelhos de grávida com morte cerebral

  • Por Agencia EFE
  • 26/12/2014 12h27

Dublin, 26 dez (EFE).- O Tribunal Superior da Irlanda deu nesta sexta-feira permissão aos médicos para retirar os aparelhos de suporte vital que mantinham o corpo de uma jovem grávida de 18 semanas que foi declarada clinicamente morta em 3 de dezembro.

Os familiares da mulher, de 26 anos, expressaram o desejo de desligar os aparelhos, mas os médicos se recusaram por terem dúvidas sobre a situação legal do feto.

A legislação irlandesa dá ao feto status de cidadão e equipara seus direitos aos da mãe, por isso os médicos temiam cometer um crime se a desligassem.

Em uma sentença de “grande importância pública”, segundo o próprio Tribunal Superior, os juízes consideraram que manter o suporte médico à mãe, com morte cerebral, seria um “exercício fútil e uma inimaginável angústia para o pai”.

Os magistrados consideraram que autorizar a retirada dos aparelhos, que morreu em consequência de um ferimento traumático sofrido mês passado, é uma decisão no interesse do não nascido em um “caso trágico e infeliz”.

Em dezembro de 2013, entrou em vigor na Irlanda a primeira lei sobre aborto de sua história, uma legislação que permite a interrupção da gravidez quando a vida da mãe corre perigo.

A lei, uma das mais restritivas da Europa, proíbe o aborto em caso de estupro, incesto e anormalidades fetais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.