Justiça turca anula reurbanização que provocou os protestos de Gezi

  • Por Agencia EFE
  • 06/05/2014 15h37
  • BlueSky

Istambul, 6 mai (EFE).- O principal órgão judiciário da Turquia, o Danistay, ou Conselho de Estado, anulou definitivamente o polêmico projeto de reurbanização do parque Gezi em Istambul, que em maio e junho do ano passado suscitou maciços protestos antigovernamentais, informou nesta terça-feira o jornal “Hürriyet”.

Esta sentença confirma uma anterior emitida por um tribunal regional em 6 junho de 2013, uma semana depois que se desencadearam as maiores manifestações vividas na Turquia em décadas.

O governo ignorou então a ordem de paralisação das obras e só se dispôs a cumprir a sentença se fosse confirmada em um referendo popular, embora após, quase dois meses de protestos, deixaram sem terminar as obras.

O projeto incluía a eliminação da maior parte do parque Gezi, adjacente à praça de Taksim em Istambul, e sua substituição pelas réplicas de barracões otomanos.

A decisão do Danistay cancela todo o projeto, do qual uma parte, a construção de um túnel na para afastar o trânsito da praça Taksim, já foi executada.

Após concluir as obras provisórias, a praça e o parque estão abertos aos pedestres, embora as autoridades sigam vetando a realização de qualquer manifestação crítica ao governo, como ocorreu no último dia 1º de maio, quando todo o perímetro de Taksim foi rodeado por cordões policiais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.