Karzai se recusa a acompanhar Obama em sua visita às tropas no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2014 17h15
  • BlueSky

Washington, 25 mai (EFE).- O presidente afegão, Hamid Karzai, se negou a acompanhar o governante dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a visita surpresa que o americano fez neste domingo às tropas dos EUA na base de Bagram, no Afeganistão, informaram fontes da Casa Branca.

“Não planejamos uma reunião bilateral com o presidente Karzai ou uma viagem ao palácio, já que essa viagem visa a agradecer a nossas tropas. Lhe demos a oportunidade de vir a Bagram, mas não nos surpreende que não pudesse, avisando com pouca antecedência”, explicou um funcionário sob anonimato.

“É provável que o presidente (Obama) fale por telefone com Karzai nos próximos dias, e ele também espera com interesse trabalhar com o próximo presidente do Afeganistão assim que as eleições terminarem”, acrescentou.

Os Estados Unidos e o Afeganistão ainda não chegaram a um acordo sobre a permanência de militares após a retirada oficial das tropas da missão da Otan no final deste ano, assunto que gerou atrito nas relações bilaterais entre os dois governos.

A Casa Branca quer que o governo afegão aceite a presença de um número de tropas americanas para o treinamento e o apoio às Forças Armadas afegãs assim que a missão da Otan no Afeganistão tenha se retirado totalmente no final deste ano.

No entanto, Karzai rejeitou frontalmente aceitar um acordo ao argumentar que essa deveria ser uma decisão do próximo presidente do país, já que ele está terminando seu mandato.

Obama aterrissou neste domingo na base de Bagram para agradecer aos soldados por seu esforço, coincidindo com o Memorial Day, que homenageia os soldados mortos no campo de batalha servindo às forças americanas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.