Kepler-10C: astrônomos descobrem mega-planeta parecido com a Terra

• Por Agencia Brasil
  • 03/06/2014 14h32

kepler-10c

O planeta está distante 560 anos-luz da Terra e se encontra na constelação Draco (Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics / David Aguilar)

Um grupo de astrônomos do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica descobriu um novo tipo de planeta, duas vezes maior e 17 vezes mais pesado do que a Terra. A mega-Terra foi chamada de Kepler-10C em referência ao satélite que o localizou. Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, o corpo celeste é uma grande surpresa para a astronomia. Distante 560 anos-luz da Terra, ele se encontra na constelação Draco (Dragão).

O feito foi apresentado na segunda-feira (2) em reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Boston. Entre as curiosidades do Kepler-10C, os cientistas destacaram que ele orbita uma estrela parecida com o Sol a cada 45 dias, tornando-o quente demais para manter vida nos moldes que conhecemos.

Contudo, a descoberta amplia a busca de planetas potencialmente habitáveis fora da Via Láctea. O primeiro planeta a ser descoberto com possibilidades de ter água, por exemplo, foi o Kepler-186f.

Leia outras notícias no Canal de Tecnologia