Kerry chega à capital afegã para reforçar acordo eleitoral

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2014 12h42
  • BlueSky

Cabul, 7 ago (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou nesta quinta-feira ao Afeganistão para se reunir com os dois candidatos presidenciais, Abdullah Abdullah e Ashraf Gani, e reforçar o acordo eleitoral alcançado há um mês graças a sua mediação.

Em visita surpresa, o chefe da diplomacia americana chegou ao início desta tarde local à capital afegã para “assegurar” que os dois aspirantes continuam apoiando “um governo de unidade” até o término da auditoria de votos, disse à Agência Efe um membro da equipe de Abdullah.

Kerry espera se reunir nesta noite individualmente com Abdullah e Gani e fazer o mesmo amanhã com o presidente em fim de mandato Hamid Karzai, informou o jornal local “Khaama”.

No último dia 12 de julho, após longas jornadas de negociação, Kerry chegou a um acordo com Abdullah e Gani para formar um governo de unidade no Afeganistão ao término da auditoria de 100% dos 8,1 milhões de votos do segundo turno das eleições presidenciais do dia 14 de junho.

A apuração dos votos, iniciada no dia 17 de julho, avança devagar devido às diferenças entre os candidatos, principalmente por parte de Abdullah, que ameaçou em várias ocasiões abandonar o processo eleitoral por conta de uma suposta “fraude em escala industrial”.

Os resultados preliminares davam Gani como vencedor, com 56,44% dos votos, uma apuração que Abdullah rejeitou após denunciar uma conspiração organizada por Karzai, seu oponente e a Comissão Eleitoral.

O conflito no Afeganistão se encontra em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que propiciou a queda do regime talibã há 12 anos.

Na última terça-feira, o Exército dos EUA sofreu um dos ataques com mais força simbólica desde que começou o conflito, com a morte de um general por disparos de um uniformizado afegão, o que o transformou no militar americano de mais alto escalão morto no Afeganistão. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.