Kerry classifica de “ato de agressão” a incursão russa na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2014 12h03
  • BlueSky

Washington, 2 mar (EFE).- A incursão militar da Rússia na Ucrânia é um “incrível ato de agressão”, afirmou neste domingo o secretário de Estado americano, John Kerry, em várias entrevistas a programas dominicais dos Estados Unidos.

Por sua parte, o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, Mike Rogers, disse que os Estados Unidos não têm muitas opções para lidar com a intervenção russa na Ucrânia e propôs cancelar a participação do país na próxima cúpula do G8, que será realizada na Rússia.

“O envio de forças navais ao Mar Negro não é, realmente, uma ideia muito boa. A menos que alguém tenha intenções de usá-las, melhor não enviá-las”, disse Rogers ao programa “News Sunday” do canal “Fox”.

Kerry, que foi entrevistado nos programas “Meet the Press” da “NBC”, e “Face the Nation” da “CBS”, declarou que a Rússia deve respeitar o processo democrático pelo qual os ucranianos depuseram seu presidente e formaram um governo novo.

O secretário de Estado, que também foi entrevistado pelo programa “This Week” da “ABC”, mencionou a possibilidade de um boicote à cúpula do G8, que deveria reunir-se em junho na cidade russa de Sochi.

Rogers recomendou que o presidente Barack Obama cancele sua participação na cúpula, e acrescentou que “agora só nos restam opções econômicas mediante a União Europeia”.

Segundo Rogers, o presidente russo, Vladimir Putin, planeja anexar à Federação Russa alguma áreas da península da Crimeia onde a Ucrânia tem arrendada à Rússia uma base naval. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.