Kerry classifica de “histeria” críticas israelenses a acordo com Irã

  • Por Agencia EFE
  • 02/05/2015 17h34

Jerusalém, 2 mai (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, disse neste sábado que seu país defenderá Israel de qualquer ameaça que o programa nuclear do Irã possa representar, mas foi enfático ao afirmar que as críticas israelenses a um acordo com Teerã são “histeria”.

“Há muita histeria sobre este acordo, as pessoas devem olhar para os fatos e examinar a informação que há por trás deles”, indicou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, que está em visita oficial ao Sri Lanka, em declarações ao Canal 10 da televisão israelense.

Em entrevista que será transmitida na íntegra amanhã, domingo, Kerry garantiu que o acordo não tem validade, e que seu país terá observadores no Irã para supervisionar seu cumprimento com todo o rigor.

“Teremos ali observadores diariamente. Este não é um acordo para 10 ou 15 anos, é um acordo para sempre”, explicou.

Israel diminuiu no último mês suas críticas ao acordo que o Grupo 5+1 negocia com o Irã, mas mantém sua taxativa oposição às conversas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não perdeu nenhuma oportunidade de abertamente criticá-lo e transformou o assunto em eixo central da última campanha eleitoral, vencida por ele em 17 de março.

Tentando ganhar o público israelense, Kerry insistiu na entrevista que os EUA “não assinarão nada que não bloqueie o caminho do Irã rumo a bomba nuclear e que não nos dê segurança”.

“O presidente (americano, Barack) Obama se comprometeu definitivamente para que (Irã) não tenha armas nucleares e acreditamos que o caminho que tomamos servirá na realidade para defender Israel”, concluiu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.