Kerry diz que EUA não sabem quem está por trás do assassinato de Nemtsov

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2015 13h51

Washington, 1 mar (EFE).- O secretário de Estado de EUA, John Kerry, assegurou neste domingo que a inteligência americano não sabe quem está por trás do assassinato do líder opositor russo Boris Nemtsov e exigiu uma investigação “completa, transparente e real” sobre o fato.

“Esperamos que haja uma investigação completa, transparente e real, não só sobre quem foi o que disparou, mas sobre quem, se é que houve alguém, pôde ter ordenado, ou instruído, ou estado por trás disto”, disse Kerry em entrevista na rede de televisão “ABC News”.

“Não temos nenhuma” informação de inteligência que aponta para o possível responsável do assassinato, acrescentou o secretário de Estado.

Nemtsov, vice-primeiro-ministro de dois gabinetes russos em 1997 e 1998, durante a presidência de Boris Yeltsin, foi atingido por quatro tiros nas costas na noite de sexta-feira, quando passeava por uma ponte moscovita próxima ao Kremlin, acompanhado por uma jovem procedente da Ucrânia.

A oposição russa atribuiu o assassinato de Nemtsov à intolerância rumo à dissidência que reina no país.

Além disso, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, assegurou que Nemtsov disse há algumas semanas que pretendia divulgar provas convincentes da ingerência militar russa na Ucrânia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condenou o assassinato e prometeu que fará todo o possível por encontrar os responsáveis.

Kerry ressaltou hoje que os Estados Unidos expressaaram suas condolências “ao povo russo” e está “enormemente entristecido” pelo assassinato de Nemtsov, “um homem profundamente comprometido com uma relação melhor com o mundo”.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também condenou na sexta-feira o assassinato e pediu à Rússia uma investigação rápida e imparcial sobre os fatos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.