Kerry diz que há “grandes divergências” com Irã sobre programa nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2015 12h31
  • BlueSky

Sharm el-Sheikh (Egito), 14 mar (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, reconheceu neste sábado a existência de “grandes divergências” nas negociações com Teerã sobre o programa nuclear iraniano, embora tenha ressaltado que houve “progressos”.

Em entrevista concedida paralelamente à conferência econômica realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, Kerry afirmou que o importante é conseguir “um bom acordo”.

O secretário afirmou que o Irã pode não estar preparado para aceitar as condições, e revelou que se um acordo não foi alcançado outras medidas serão tomadas.

O diplomata americano participará na segunda-feira de uma nova rodada de negociações na Suíça com o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif.

Kerry lembrou que o presidente americano, Barack Obama, já ressaltou que não permitirá que o Irã tenha armamento nuclear, por isso, segundo apontou, é preciso obter garantias de que o programa nuclear iraniano é pacífico.

Kerry disse ainda que os Estados Unidos estão comprometido com “o fortalecimento da aliança com o Egito”, e que para o país árabe avançar em seu desenvolvimento é necessário “um maior acordo global com a participação dos cidadãos”.

Em suas conversas com o presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, e o ministro das Relações Exteriores, Sameh Shukri, Kerry frisou a necessidade das autoridades egípcias respeitarem os direitos humanos e a liberdade de imprensa.

Durante a conferência, Kerry também se reuniu com o rei jordaniano, Abdullah II, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, com que abordou o processo de paz entre israelenses e palestinos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.