Kerry diz que Supremo vetaria projeto de lei anti-gay do Arizona

  • Por Agencia EFE
  • 26/02/2014 20h04

Washington, 26 fev (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse nesta quarta-feira acreditar que a governadora do Arizona, Jan Brewer, vetará um projeto de lei que permitiria aos negócios locais negar serviços a homossexuais, e acreditou que essa proposta seria declarada inconstitucional se chegar a Suprema Corte.

“Não consigo imaginar como essa lei poderia sobreviver ao escrutínio da Suprema Corte dos Estados Unidos”, disse Kerry em uma entrevista à rede de televisão MSNBC.

O chefe da diplomacia americana se referiu assim à lei SB 1062, que daria o direito aos donos de negócios de negarem serviços aos homossexuais se justificando pelas crenças religiosas.

“Espero que ela (Brewer) tome a decisão correta” em relação a lei, assinalou Kerry.

As declarações de Kerry são as mais enfáticas feitas até agora pela administração de Barack Obama sobre o projeto de lei, já que a Casa Branca evitou pedir abertamente o veto à legislação.

“Geralmente não é nossa prática nos pronunciarmos sobre cada peça de legislação analisada nos estados”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, na entrevista coletiva de hoje.

No entanto, Carney lembrou que Obama defende “a igualdade para os americanos da comunidade LGBT, e acredita que todos os cidadãos, sem importar a orientação sexual ou identidade de gênero, deveriam ser tratados de forma igual, com dignidade e respeito”.

Brewer deve tomar uma decisão nesta sexta-feira sobre vetar ou não a lei, e enfrenta uma forte pressão política, além do pedido de 83 grandes corporações, entre elas a Apple, para impedir que a iniciativa prospere. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.