Kerry garante que ocidentais estão “unidos” para conseguir acordo com Irã

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2015 18h53

Londres, 21 mar (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, garantiu neste sábado, ao término de uma reunião em Londres com seus colegas britânico, francês e alemão, que estão “unidos” para conseguir um “bom acordo” com o Irã sobre seu programa nuclear.

O chefe da diplomacia americana emitiu essa mensagem através do Twitter, ao término de um encontro que qualificou de “produtivo”.

O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, assegurou, por sua vez, que a reunião de hoje foi “importante e construtiva”, e lembrou que as “negociações se encontram em um momento crucial”.

Também estiveram no encontro de hoje a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, e os ministros das Relações Exteriores Laurent Fabius (França) e Frank Walter Steinmeier (Alemanha).

Em comunicado conjunto, os cinco reiteraram que estão “de acordo que ocorreram progressos substanciais em áreas cruciais”, mas detalharam que “ainda há questões importantes sobre as quais ainda não foi possível conseguir um acordo”.

“Chegou a hora de o Irã, em particular, tomar decisões difíceis. Nossos negociadores, junto com os de China e Rússia, retomarão as reuniões com o Irã na próxima semana em Lausanne (Suíça)”, explicaram na nota.

O quinteto também reafirmou seu “compromisso para encontrar uma solução” que garanta que o “programa nuclear do Irã é exclusivamente pacífico”.

Kerry chegou hoje a Londres para analisar com seus colegas os avanços conseguidos durante uma semana de negociações em Lausanne sobre o programa nuclear do Irã.

Antes de deixar a Suíça, Kerry advertiu que estava na hora de se chegar às decisões finais para fechar um pacto, já que estender as negociações não tornará mais fácil atingir os passos cruciais necessários.

As partes voltarão a se reunir na Suíça a partir do próximo dia 26, naquela que deverá ser a fase final das negociações, segundo confirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado datado em Lausanne.

O diálogo entre Irã e os representantes do Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, mais Alemanha) se intensificou nas últimas semanas para se conseguir um acordo sobre o programa nuclear iraniano antes do dia 31 de março, a data limite estipulada pelas partes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.