Kerry lembra a Israel e à Palestina que há limites no tempo e nos esforços
Rabat, 4 abr (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, lembrou nesta sexta-feira em Rabat aos israelenses e palestinos sobre a existência de limites “no tempo e nos esforços” para chegar a uma solução e criticou que as duas partes sejam “pouco construtivas”.
Kerry não precisou quais são esses limites e repetiu em entrevista coletiva realizada hoje em Rabat com seu colega Salah ad-Din Mezuar, durante uma visita oficial, que o conflito palestino-israelense não pode manter-se de “forma indefinida”.
O chefe da diplomacia americana lembrou também que há uma preocupação internacional pelo conflito de paz no Oriente Médio e ressaltou que terá conversas hoje mesmo, em sua chegada a Washington, com o governo dos EUA e o presidente Barack Obama para “fazer uma avaliação da situação” atual.
O atual processo de paz israelense-palestino que começou há nove meses choca com a definitiva negativa de Israel a liberar mais presos palestinos, e a nova decisão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de solicitar recentemente sua adesão a 15 organismos e convênios internacionais.
Kerry insistiu hoje que “cabe às duas partes” chegar a uma solução, destacou a vontade dos palestinos e israelenses para seguir o processo negociador, mas ressaltou a existência de “muitos desafios”.
Negou, ainda, que seu governo tenha “perdido o tempo” ao se envolver nessas conversas de paz porque conseguiu “circunscrever” os temas, e embora tenha evitado o tom pessimista, disse também que “é preciso enfrentar a realidade” do atual bloqueio do processo negociador. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.