Kerry pede a chanceler do Iraque esforço de reconciliação
Washington, 14 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pediu neste sábado um esforço de reconciliação ao ministro das Relações Exteriores do Iraque, Hoshiyar Zebari, no meio da crise criada pelo avanço do Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL).
Kerry ressaltou em um telefonema o compromisso dos EUA em apoiar o Iraque e assegurou que o presidente Barack Obama está examinando uma série de opções que poderiam ajudar as Forças de Segurança iraquianas a deter o avanço do EIIL, informou o Departamento de Estado.
O secretário enfatizou que a ajuda dos EUA só terá sucesso se os líderes iraquianos “estiverem dispostos a deixar de lado as diferenças e pôr em prática um enfoque coordenado e eficaz para forjar a união nacional necessária para levar o país adiante e enfrentar a ameaça do EIIL”.
Neste sentido, o secretário assinalou a “importância” que o governo iraquiano ratifique os resultados eleitorais “sem demora” e forme um novo governo que respeite os direitos de todos os cidadãos – sunitas, curdos e xiitas -, em sua luta contra terrorismo.
O secretário disse que os EUA estão chamando a atenção da comunidade internacional e os vizinhos regionais do Iraque sobre a “ameaça” que representa para este país e para a região o avanço de EIIL e a importância de ajudar o Iraque neste momento “crítico”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.