Kerry pede à Jordânia, EAU e Catar apoio contra terrorismo em Iraque e Síria

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2014 23h31
  • BlueSky

Washington, 15 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pediu neste domingo à Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Catar apoio a Iraque e Síria em sua luta contra o terrorismo perante o avanço dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL).

Kerry se comunicou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judeh; o dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Abdullah bin Zayed al Nahyan; o saudita Saud al Faisal bin Abdulaliz; e a catariana Khalid al Attiyah, para discutir sobre a “ameaça” do EIIL, informou o Departamento de Estado americano.

Em cada telefonema, Kerry ressaltou a necessidade de apoiar Iraque e Síria para “enfrentar os terroristas que também representam um ameaça para as nações da região e além, incluindo os EUA”.

Também discutiram sobre a necessidade de os líderes iraquianos “deixarem à margem suas diferenças” e iniciarem um “enfoque coordenado” que permita forjar a “união nacional” para que o país avance.

O secretário americano se comprometeu a se manter em estreito contato com cada um dos ministros nos próximos dias, nos quais continuará com os contatos com outros aliados na região. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.