Kerry pede à Jordânia, EAU e Catar apoio contra terrorismo em Iraque e Síria
Washington, 15 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pediu neste domingo à Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Catar apoio a Iraque e Síria em sua luta contra o terrorismo perante o avanço dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL).
Kerry se comunicou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judeh; o dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Abdullah bin Zayed al Nahyan; o saudita Saud al Faisal bin Abdulaliz; e a catariana Khalid al Attiyah, para discutir sobre a “ameaça” do EIIL, informou o Departamento de Estado americano.
Em cada telefonema, Kerry ressaltou a necessidade de apoiar Iraque e Síria para “enfrentar os terroristas que também representam um ameaça para as nações da região e além, incluindo os EUA”.
Também discutiram sobre a necessidade de os líderes iraquianos “deixarem à margem suas diferenças” e iniciarem um “enfoque coordenado” que permita forjar a “união nacional” para que o país avance.
O secretário americano se comprometeu a se manter em estreito contato com cada um dos ministros nos próximos dias, nos quais continuará com os contatos com outros aliados na região. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.