Kerry pede a Lavrov que Rússia cesse apoio aos separatistas na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 14/06/2014 19h11

Washington, 14 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pressionou neste sábado seu colega russo, Serguei Lavrov, para que a Rússia mostre seu “claro” compromisso com a paz na Ucrânia e cesse o fluxo de armas e o apoio aos separatistas pró-russos.

Kerry chamou o ministro das Relações Exteriores russo para expressar sua “forte preocupação” pelo aumento da violência nos últimos dias e o fluxo de armas pesadas e militantes através da fronteira com a Ucrânia, indicou um funcionário do Departamento de Estado.

A chamada aconteceu depois que pelo menos 54 soldados ucranianos morreram neste sábado nas mãos dos rebeldes pró-russos, 49 deles pelo derrubamento de um avião militar, na jornada mais negra para as forças governamentais desde o início há dois meses da operação antiterrorista no sudeste do país.

Kerry pressionou Lavrov para que a Rússia mostre seu “claro compromisso com a distensão (da crise) e a paz pondo um fim no fluxo de armas e no apoio aos separatistas, e trabalhando ativamente com a Ucrânia por um cessar-fogo, a anistia e o diálogo político”, indicou o funcionário.

Além disso, Kerry pediu um acordo “justo” e “equitativo” sobre a disputa entre ambos os países pelo abastecimento e preço do gás, perante a ameaça de que a Rússia pare com a provisão pela falta de pagamento da Ucrânia, enquanto negociam contra o relógio com a União Europeia como intermediária.

O secretário de Estado também falou com o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, para expressar suas condolências pelos falecidos no ataque aéreo, ao mesmo tempo em que reiterou o apoio dos Estados Unidos na defesa da fronteira ucraniana e no plano de paz proposto pelo presidente Petro Poroshenko.

Kerry ressaltou o compromisso dos Estados Unidos e do G-7 de “aumentar o custo” que terá para a Rússia se não acabar com o fluxo de armas através da fronteira e romper com os separatistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.