Kerry se mostra preocupado com anúncio de Rússia de ampliar arsenal nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2015 19h44
  • BlueSky

Washington, 16 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou nesta terça-feira estar “preocupado” com o anúncio do governo russo de incorporar neste ano mais de 40 mísseis intercontinentais a seu arsenal nuclear após saber dos planos americanos de enviar armamento pesado ao leste europeu.

“Com certeza me preocupa. Temos um acordo (em referência ao tratado de redução de armas nucleares Start). Estamos tentando nos movimentar na direção oposta (à da Rússia)”, afirmou Kerry em uma aparição surpresa durante a entrevista coletiva diária do porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, feita em sua casa em Boston, onde passa o último dia de repouso por conta de uma operação no fêmur.

Durante seu pronunciamento, Kerry deu a entender que voltaria ainda hoje a Washington para retomar o trabalho depois da licença médica.

“Ninguém deveria ouvir esse tipo de anúncio do líder de um país poderoso e não ficar preocupado com as implicações”, disse ele.

Hoje mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou durante a abertura do fórum técnico-militar internacional “Exército-2015”, em Moscou, que irá reforçar o arsenal com “mais de 40 mísseis intercontinentais de última geração, capazes de superar qualquer sistema de defesa antimísseis, inclusive os de ponta”. Sua fala acontece apenas um dia depois de o Comando Europeu dos Estados Unidos confirmar a intenção do Pentágono de enviar tanques e equipamento pesado ao leste europeu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.